SERVIÇOS
Laudos de Avaliação
Dentre os serviços de Assessoria Financeira, um dos destaques é a Confecção de Laudos Financeiros e Contábeis, seguindo as exigências legais, contábeis e das auditorias. Buscamos realizar um trabalho independente, seguindo as melhores práticas e colocando a nossa abordagem de análise PHA – Processo Holístico de Análise – trazendo aos clientes nossa visão de consultoria e de serviços em diversos mercados e portes de empresa para antecipar possíveis inconsistências. Temos também um compromisso de realizar laudos que estarão em conformidade com as auditorias e nosso trabalho continua mesmo após a conclusão dos trabalhos, pois na nossa experiência, podemos ser cobrados pelos laudos muitos anos após e nosso compromisso é o de explicação dos mesmos a quaisquer órgãos, independentemente do período decorrido.
Principais Produtos
Valuation
Avaliação da Empresa por Fluxo de Caixa Descontado (2 Phase Free Cash Flow to the Firm) – metodologia de avaliação mais recomendada para determinar o valor de um negócio considerando o fluxo futuro de caixa e os riscos associados ao negócio, que se refletem na taxa de desconto WACC (custo médio ponderado de capital)
Avaliação da Empresa por Múltiplos – avaliação da empresa comparado a ativos similiares negociados no mercado
Avaliação da Empresa por outras metodologias como Liquidation Value – dependendo da demanda do cliente, é necessário um ajuste na metodologia de avaliação para melhor refletir a realidade do negócio e da transação
Avaliação CVM
Avaliação Com base no artigo 256 da Lei das S.A., envolvendo avaliação da cotação média de ações, avaliação do PL, avaliação do fluxo de lucros. Este laudo é demandado quando há uma aquisição relevante (valor acima de 10% do PL ou 15% em caso de um conjunto de empresas) e deve ser apresentado em Assembléia. É uma demanda exclusiva de empresas de Sociedade Anônima.
Avaliação dos investimentos de FIPs de acordo com a instrução 579 da CVM
Ágio e PPA
Laudo de PPA (Purchase Price Allocation) é um laudo de alocação do preço de aquisição de uma empresa com base no CPC 15 (Combinação de Negócios) e CPC 04 (Ativo Intangível), além da lei 12.973/14. Ele é necessário sempre que uma empresa adquire o controle de outra empresa e deve ser elaborado por avaliador independente segundo exigência da lei 12973/14 artigo 20. Neste laudo são determinados os valores de mais valia de imobilizado e de intangíveis como Marca, Tecnologia e Carteira de Clientes
Ativo Biológico
Laudo de avaliação com base no CPC 29 (Ativo Biológico e Produto Agrícola) e CPC 46 (Mensuração do Valor Justo). É utilizado na avaliação de bens como florestas, rebanho bovino, plantações etc.
Ativo Fixo
Inventário, Emplaquetamento, Conciliação Contábil e Física, Laudo de Vida Útil, Laudo de avaliação com base no CPC 27 (Ativo Imobilizado e CPC 46 (Mensuração do Valor Justo) e normas da ABNT e do IBAPE. Pela norma, o laudo de ativo fixo, que envolve todas as contas de imobilizado – terrenos, edificações, máquinas e equipamentos, móveis, equipamentos de TI etc – deve ser realizado anualmente, mas depende muito da relevância desta conte para cada cliente – empresas de TI por exemplo tendem a ter menos demanda disso versus uma empresa de Papel e Celulose, que possui um imobilizado de muita relevância.
Derivativos
Laudos de avaliação de derivativos conforme as normas do IFRS e as prática de Finanças Corporativas, envolvendo inúmeras metodologias como Black-Scholes, Binomiais, Simulação de Monte Carlo etc.
Teste de Impairment
Lado de teste do valor recuperável de um ativo com base no CPC 01 (Valor Recuperável de Ativos). Segundo a norma, todas as empresas devem realizar o Teste de Impairment anualmente ou quando tiverem algum indício de Impairment, como uma mudança relevante de mercado (por exemplo o efeito da Covid). Este laudo é aplicado em ativo fixo e intangíveis com vida útil indefinida, como ágio advindo de aquisição. A lógica do Teste de Impairment é verificar o valor em uso dos ativos e confrontá-los com o valor contábil – caso o valor seja superior, mantém-se o valor contábil, caso seja inferior, é realizado um ajuste de perda da diferença entre o valor em uso e o valor contábil. É um dos laudos mais importantes do IFRS e busca reforçar o princípio de uma informação fidedigna.
Incorporação de Empresas
Laudo contábil para validação de Patrimônio Líquido de empresa conforme artigos 227 a 229 da Lei das S.A. Na operação de Incorporação a entidade incorporada deixa de existir e passar a fazer parte da entidade incorporadora. Também envolve outros tipos de laudos, como Cisão (quando uma parcela dos ativos de uma sociedade é separado em outra entidade) e Fusão (quando duas entidades deixam de existir e há a criação de uma nova entidade com os ativos e passivos anteriormente existentes nas duas entidades pré fusão).
Instrumentos Financeiros
Laudo de avaliação de ativos conforme o CPC 39 (Instr. Financeiros: Apresentação), CPC 40 (Instr. Financeiros: Evidenciação) e CPC 46 (Mensuração do Valor Justo).
Pagamento Baseado em Ações
Laudo de avaliação de opções de ações com base no CPC 10 (Pagamento em Ações). Este laudo utiliza diversas metodologias de derivativos como forma de avaliação, considerando as especificidades de cada contrato, no qual há diversas cláusulas específicas como vesting etc.
Arrendamentos (IFRS 16)
Avaliação de ativos com base no IFRS 16 e CPC 06 (Arrendamentos). Refere-se à avaliação de ativos arrendados, incluindo ativos via leasing e contratos de aluguel de imóveis, dentre outros.